A revista Istoé (Edição: 2058 | 22.Abr.09) trouxe uma reportagem mostrando as novas tendências da reabilitação da Insônia. Atualmente esta patologia atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.
O novo Consenso Brasileiro de Insônia, concluído no final do ano passado pela Associação Brasileira do Sono, indicou uma mudança na receita para o tratamento da insônia. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, do Laboratório de fisiologia do Instituto do Sono e presidente da entidade, hoje em dia o tratamento é muito baseado em medicamentos. “Queremos mudar a conduta do médico e o comportamento do paciente”, conclui Luciano.
“A mudança no jeito de tratar a insônia se deve à constatação de que o distúrbio tem suas raízes mais em questões psicológicas e comportamentais do que em disfunções orgânicas”, segundo a Istoé. Especialistas observam que os pacientes não percebem que a insônia, na maioria dos casos, pode vir de complicações financeiras, crises familiares ou profissionais. Outras causas que auxiliam no surgimento da insônia são o estresse, ansiedade, nervosismo, depressão, dores crônicas, dentre outros. O neurologista Nonato Rodrigues, da Universidade de Brasília, relata que quase todos os medicamentos contra a insônia causam dependência à curto prazo, além de provocarem prejuízos à memória e à atenção.
Dia após dia é verificado pelos mais conceituados pesquisadores e cientistas do mundo, que as alterações emocionais acarretam os mais variados sintomas, sendo neste caso, a insônia o bicho papão de muitas pessoas. Novos métodos baseados nestas tendências, de tratamento do emocional, tem também surgido para permitir uma melhora da qualidade de vida.
Dr. Ivan Bonaldo
Fonte: www.microfisioterapia.org
MindTouch - Av. Angélica, 2163 Cj. 23 - Higienópolis - São Paulo
Tel.: 11 2371-1049 Email: contato@mindtouch.com.br
Curta a nossa página no FACEBOOK - Clique Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário