quarta-feira, 19 de junho de 2013

MICROFISIOTERAPIA vs. FIBROMIALGIA

  Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados. Em outras palavras, fibromialgia caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica.
  No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.
  A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea. Esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados.
  A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos pela medicina, acredita-se que alguns fatores possam agravar a doença, tais como estresse. Diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia. A paciente pode começar a desenvolver um quadro depressivo motivado pelas disfunções bioquímicas.
  A Microfisioterapia explica que o aparecimento da fibromialgia pode acontecer após um episódio de grande perda, a paciente passa a não ver mais sentido para a vida, não existe prazer em viver e é onde se inicia o processo doloroso no corpo.

Confira uma matéria sobre os efeitos da Microfisioterapia em pacientes com Fibromialgia:

  Segundo a coordenadora da pesquisa e professora da Unifor, Eluciene Carvalho, os pacientes ficaram impressionados ao constatar a melhora que tiveram. "Eles voltaram a ter autoestima e vontade de viver. Com a ajuda do tratamento, eles estão conseguindo aproveitar a vida".

  A doméstica Maria das Graças Martins encontrou um novo sentido para a vida após o seu tratamento. "As dores que a fibromialgia causavam me faziam querer morrer. Hoje, eu renasci, pois estou curada".

Para ler a matéria completa: clique aqui! 


MindTouch 
"A cura está em você!" 

Av. Angélica, 2163 Cj. 23 - Higienópolis - São Paulo
Tel.: 11 2371-1049 - contato@mindtouch.com.br

Curta nossa página no FACEBOOK Clique aqui!






Nenhum comentário:

Postar um comentário